POLÍCIA
13/12/2024 às 12:17 por Edna Lautert


Santo Ângelo inaugura nova delegacia de repressão ao abigeato

Santo Ângelo inaugura nova delegacia de repressão ao abigeato

Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira, 13, em Santo Ângelo a Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab) Fronteira Noroeste/Missões, que terá foco na investigação de crimes rurais e de abigeato na macrorregião.

A sede está localizada na Avenida Getúlio Vargas, 710, em um prédio reformado pela administração municipal, anexo ao Shopping das Fábricas.

A delegacia será fundamental no combate a grupos criminosos atuantes no meio rural, cobrindo uma ampla área que inclui a região das Missões, São Luiz Gonzaga, Três Passos e outras localidades da fronteira. Conforme o delegado de polícia Charles Dias do Nascimento, titular da 13ª Delegacia de Polícia Regional do Interior de Santo Ângelo, a unidade utilizará tecnologias como o georreferenciamento para aprimorar as investigações. “É uma importante ferramenta para a investigação policial, em conjunto com a Emater, a Prefeitura e a Brigada Militar. É essencial que os produtores rurais façam o cadastro, pois isso permitirá a inclusão no banco de dados de monitoramento, beneficiando diretamente o trabalho da polícia judiciária”, afirmou.

A Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato será comandada pelo delegado de polícia Rodrigo Régis da Silva, natural de Santa Rosa, e que vem da Delegacia de Polícia de Horizontina, e contará com uma equipe de cinco novos agentes especializados oriundos do último concurso público. Segundo dados estatísticos da Segurança Pública do Estado, Santo Ângelo registrou 22 casos de abigeato em 10 meses, destacando a relevância da Decrab para a segurança rural na região.

O ato contou com a presença do  Chefe da Polícia Civil gaúcha, delegado Fernando Sodré de Oliveira. Ele destacou que  Decrab da Fronteira Missões e Noroeste terá como foco do trabalho a investigação de crimes praticados por grupos criminosos atuantes no meio rural. Ele destacou que haviam quatro delegacias no RS, e foram criadas mais quatro. "Essas delegacias, no lugar em que foram instaladas no Estado, trouxeram um resultado positivo, com a redução dos crimes rurais", disse. 

Redação do Grupo Sepé 

Galeria de Fotos



Compartilhe essa notícia: