Durante audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira, 25, na 21ª Fenamilho Internacional, em Santo Ângelo, o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB), anunciou o deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT) como o novo secretário estadual da Cultura.
O anúncio foi feito durante o evento promovido pela Assembleia Legislativa do RS, que debateu os “400 Anos das Missões Jesuíticas”, marco histórico que será celebrado oficialmente em 2026. Coube a Loureiro, agora à frente da pasta, a missão de coordenar a Comissão Oficial dos 400 Anos das Missões Jesuíticas Guaranis, função que vinha sendo exercida pelo próprio vice-governador.
A nomeação de Loureiro representa um gesto simbólico e estratégico do governo estadual, ao confiar a condução da agenda missioneira a um parlamentar com profundo vínculo com a região das Missões. Ex-prefeito de Santo Ângelo por dois mandatos e defensor ativo do patrimônio cultural missioneiro na Assembleia Legislativa, Eduardo Loureiro se torna o primeiro representante político diretamente ligado às Missões a assumir a chefia da Secretaria de Cultura do Estado.
A expectativa é que, sob sua condução, o governo intensifique ações de valorização do legado jesuítico-guarani, com projetos voltados à preservação histórica, ao turismo cultural e ao reconhecimento internacional das Missões como patrimônio vivo.
Patrick Siede/Grupo Sepé