POLÍTICA
28/04/2025 às 21:44 por Redação


Presidente da Câmara diz que PEC 6x1 será pautada

Presidente da Câmara diz que PEC 6x1 será pautada
Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados/CP

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta segunda, 28, que as discussões sobre a redução da escala de trabalho devem começar na Câmara nos próximos dias.  A ideia, disse, é dar "tratamento institucional” à proposta de emenda à Constituição que propõe o fim da jornada de seis dias de trabalho semanais (6 por 1).

Motta disse ainda que, apesar de ser simpática para a população, é preciso verificar o seu “impacto negativo” e a “viabilidade” da medida. "Não dá também para ficar vendendo sonho, sabendo que esse sonho não vai se realizar. Eu acho que isso é uma falta de compromisso com o eleitor”, afirmou, acrescentado que a Câmara deve procurar uma “condução equilibrada e serena” das votações.

As declarações ocorreram durante um painel sobre a agenda econômica da Câmara no J. Safra Macro Day 2025, em São Paulo. "Quem é presidente da Câmara não pode ter preconceito com nenhuma pauta, desde anistia até PEC 6x1. Então, nós temos que enfrentar todas essas agendas”, afirmou.

Motta disse que ainda não tratou da PEC, porque o início do seu mandato foi marcado pelas negociações sobre as comissões permanentes e especiais. 

Andamento da discussão

A discussão pelo fim da escala 6x1 tem ganhou força, especialmente nas redes sociais, após a medida fazer parte de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP) na Câmara dos Deputados. A proposta foi protocolada na Câmara dos Deputados em fevereiro, com 234 assinaturas. Foram 63 assinaturas a mais que o necessário para ingressar com uma proposta de emenda constitucional. 

Fonte: Correio do Povo


Compartilhe essa notícia: