CIDADE
05/05/2025 às 09:48 por Edna Lautert


Maio amarelo chama atenção para um trânsito mais humanizado

Maio amarelo chama atenção para um trânsito mais humanizado

O mês de maio é dedicado especialmente às ações para um trãnsito mais humanizado. Neste sentido, diversas ações de conscientização são realizadas. em Santo Ângelo, a Prefeitura de Santo Ângelo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e da Coordenadoria de Mobilidade Urbana, em parceria com a Brigada Militar, Samu, Corpo de Bombeiros, Centros de Formação de Condutores, escolas, empresas e entidades locais, promove no dia 22 de maio a Caminhada Maio Amarelo 2025.

A caminhada terá início às 8h30, com saída da Praça Pinheiro Machado e chegada na Praça Leônidas Ribas. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a importância dos deslocamentos seguros, da educação para o trânsito e do respeito à vida.

“Convidamos todos os cidadãos a se unirem a este movimento. A segurança no trânsito começa com atitudes conscientes de cada um de nós, e a caminhada simboliza esse compromisso coletivo com a vida”, reforçou o coordenador da CMU, Nelson Koch.

A ação faz parte da campanha nacional de conscientização pela segurança no trânsito Maio Amarelo, que neste ano tem como tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”.

MAIS

 

O Brasil inicia maio de 2025 com uma missão clara: reduzir acidentes e salvar vidas no trânsito. A campanha Maio Amarelo, que neste ano adota o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, promovido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), ganha força em todo o país. Com ações educativas, blitze, palestras e eventos, a iniciativa busca transformar a relação das pessoas com o trânsito, destacando que cada indivíduo tem um papel crucial na construção de vias mais seguras. A campanha, que começou em 2014, tornou-se um marco global para a conscientização sobre a segurança viária, e no Brasil, estados e municípios se mobilizam para engajar a sociedade.

A escolha do tema deste ano reflete uma evolução no debate sobre mobilidade. Mais do que deslocamentos urbanos, a campanha enfatiza a mobilidade humana, que coloca as pessoas no centro das discussões. O ONSV destaca que os deslocamentos, sejam a pé, de bicicleta, moto ou carro, devem ser seguros e inclusivos. A campanha também reforça a necessidade de responsabilidade coletiva, indo além das ações individuais para promover uma mudança cultural. Em 2025, o Brasil enfrenta o desafio de reduzir os alarmantes números de acidentes, que, segundo dados do Ministério da Saúde, resultaram em mais de 145 mil mortes nas Américas em 2021, com o Brasil contribuindo significativamente para essa estatística.

Diversas instituições, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), prefeituras, empresas privadas e organizações da sociedade civil, unem forças para amplificar o alcance do Maio Amarelo. Em cidades como Joinville, João Pessoa e Fortaleza, eventos de abertura já mobilizaram milhares de pessoas, incluindo estudantes, motoristas e pedestres. A campanha também ganha destaque em rodovias, com concessionárias como a ViaBahia promovendo ações específicas para prevenir acidentes em trechos críticos. A iniciativa combina educação, fiscalização e diálogo, visando não apenas informar, mas transformar comportamentos no trânsito.

Origem e propósito do Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo surgiu em 2014, inspirado por uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) que estabeleceu a Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020). A cor amarela, símbolo de atenção e alerta, foi escolhida para representar a campanha, que busca chamar a atenção para os altos índices de mortes e feridos no trânsito globalmente. No Brasil, o movimento ganhou adesão rapidamente, tornando-se uma das principais iniciativas de conscientização viária. O objetivo é claro: coordenar esforços entre o poder público, empresas e a sociedade civil para reduzir sinistros e promover um trânsito mais humano.

A campanha não se limita a apontar problemas, mas propõe soluções práticas. Ações educativas, como palestras em escolas, blitze em rodovias e oficinas para pedestres, são realizadas em todo o país. Em 2025, o foco na mobilidade humana traz uma perspectiva mais ampla, considerando a diversidade de usuários das vias, desde ciclistas até motoristas de caminhões. O ONSV enfatiza que a segurança viária depende de atitudes conscientes, como respeitar limites de velocidade, usar equipamentos de proteção e priorizar a segurança dos mais vulneráveis, como pedestres e motociclistas.

ESTATÍSTICA

 

  • Mortes no trânsito: mais de 145 mil óbitos nas Américas em 2021, com o Brasil entre os líderes.
  • Motociclistas: 27% das mortes no trânsito em 2021, com alto impacto no SUS.
  • Pedestres e ciclistas: 20% das mortes, com aumento de riscos em áreas urbanas.
  • Custos econômicos: R$ 233 milhões gastos com internações de motociclistas em 2024.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santo Ângelo. Dados nacionais: mixvale.com.br 


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