Iniciou nesta semana em Santo Ângelo uma estratégia de vacinação de resgate contra o HPV (Papilomavírus Humano), voltada a adolescentes de 15 a 19 anos, de ambos os sexos, que ainda não tenham sido vacinados. A ação ocorre em todas as salas de vacinação do município e segue até o dia 31 de julho, conforme a Resolução nº 117/25 da Comissão Intergestores Bipartite do Rio Grande do Sul (CIB/RS).
De acordo com informações da Secretaria da Saúde, a estratégia é temporária e tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal entre os adolescentes que, por algum motivo, não receberam a vacina na faixa etária preconizada, de 9 a 14 anos. A iniciativa atende a recomendações do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Comitê Técnico Assessor em Imunização (CTAI).
Para receber a dose, o jovem deve apresentar um documento com CPF ou Cartão SUS e a caderneta de vacinação. A vacina é segura, gratuita e essencial na prevenção de infecções causadas pelos tipos mais comuns do HPV, que estão associados a diversos tipos de câncer, como o de colo do útero, ânus e orofaringe.
O enfermeiro responsável pelo Setor de Imunizações da SMS, Claiton Marafiga, reforça a importância da vacinação. “Essa é uma oportunidade única de atualizar a caderneta de vacinação e garantir proteção contra o HPV. Estamos com todas as nossas salas de vacina preparadas para receber os adolescentes”, destacou.
Onde vacinar?
Confira os horários de atendimento das salas de vacinação aqui.
Fonte: Assessoria de Imprensa