GERAL
23/06/2025 às 12:09 por Edna Lautert


Prefeito de Caibaté fala sobre os recursos para revitalização do Santuário do Caaró

Prefeito de Caibaté fala sobre os recursos para revitalização do Santuário do Caaró
Foto: Ricardo Bolson | Grupo Sepé

O Santuário de Caaró recebe, anualmente, em torno de 100 mil visitantes. Além de ser um ponto místico e de religiosidade, o local possui trilhas dos Três Mártires, que são percorridas a pé, a cavalo e de bicicleta. O local chama turistas não apenas do Brasil, mas da Argentina, Paraguai e Uruguai.

A existência da mata nativa, no entorno da pequena igreja, e a história centenária do martírio dos padres jesuítas Roque Gonzales de Santa Cruz, Afonso Rodrigues e João de Castilhos são mais que atrativos para este grande número de pessoas que circula, anualmente pelo local. E, talvez tenha sido esse o motivo de o  Santuário ter sido incluído na lista de investimentos do governo do Estado na região, para as comemorações dos 400 anos das Missões.

O prefeito de Caibaté, Daniel Seffrin Herther, participou nesta segunda-feira, 23, do Aldeia Global, na Rádio Sepé AM, quando falou a respeito dos investimentos. O município foi contemplado com um aporte de R$ 3 milhões, que serão investidos em um Centro de Interpretação da Redução do Caaró e Caminho do Peregrino, além de obras de infraestrutura para acesso ao Santuário do Caaró e construção de estruturas para estudos da antiga Redução de Todos os Santos do Caaró. A contrapartida do município será de R$ 300 mil. “Hoje o Santuário recebe mais de 100 mil turistas por ano. Só na romaria são mais de 25 mil pessoas, é muita gente. Nós temos a moto romaria, a romaria da Terra, e o Centro de Interpretação auxilia a entender um pouco da história da chegada dos jesuítas. “O governador do Estado teve um olhar atento para todos os fatos que marcam a nossa região”, destacou o prefeito, acrescentando que é um momento singular para a região.

ELEIÇÕES

Daniel Seffrin Herther, é também coordenador regional do Partido Progressistas. Segundo ele, as discussões na região estão bem amplas. “Nas Missões o PP sempre foi muito forte, desde o antigo PDS. Nós temos 16 prefeitos na região das Missões, em 27 municípios, além de 12 vice-prefeitos, e isso mostra a força do PP na região. O partido hoje está dentro do governo, mas a gente discute hoje candidatura própria. Hoje o PP é o maior partido do RS, com 164 prefeitos, mais 1300 vereadores, mais os vices, talvez seja o momento de disputar o Palácio Piratini”, destacou, acrescentando que o Partido sempre teve uma consistência forte e que são várias lideranças com nome e força para concorrer. “Devemos escutar a base, que é muito forte, e vamos trabalhar em cima de um nome para lançar ao Palácio Piratini”, destaca

Redação do Grupo Sepé


Compartilhe essa notícia: