COMUNIDADE
12/09/2025 às 11:40 por Redação


Santo Ângelo institui Comitê Municipal de Acompanhamento do Programa de Fim da Tração Animal

Santo Ângelo institui Comitê Municipal de Acompanhamento do Programa de Fim da Tração Animal
Foto: Fernando Dias/Ascom Seapi

Foi instituído, nesta quinta-feira (11), por meio da Portaria nº 190/2025, o Comitê Municipal de Acompanhamento do Programa de Fim da Tração Animal, com caráter consultivo e executivo. O grupo será responsável por planejar, coordenar e monitorar as ações para a efetiva implementação da Lei Municipal nº 4.393/2021, que proíbe, a partir de 12 de fevereiro de 2026, o uso de veículos de tração animal para transporte de carga na zona urbana de Santo Ângelo.

O comitê será composto por representantes de diferentes áreas:
• André Pedroso - Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano
• Eduardo Rodrigo Froncek - SEMMADU - Fiscalização Ambiental
• Marcelo Borges Franco - SEMMADU - Proteção e Bem-Estar Animal
• Carlos de Oliveira Marques - SEMMADU - Proteção e Bem-Estar Animal
• Andreia Mousquer Preusse - SEMMADU - Fiscalização de Obras e Posturas
• Laisi Lili Lizot - SEMMADU - Coordenadoria de Mobilidade Urbana
• Rodrigo Trevisan - Secretaria Municipal de Saúde
• Cleusa Cristine Peixoto - Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMDEA)
• Tatiane Luciane Sarmento - Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMDEA)
• Carlos Roberto dos Santos - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania
• Letícia Borges dos Santos - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania

Entre as atribuições do grupo estão: elaborar o plano de ação para a implementação da lei; acompanhar o cadastramento, identificação e destinação adequada dos animais; monitorar a inclusão dos condutores e suas famílias em programas sociais e de qualificação profissional; recomendar políticas de controle de zoonoses e bem-estar animal; e propor campanhas de educação e conscientização da comunidade. 

“A criação do comitê representa um passo importante para o cumprimento da legislação e para a construção de um novo modelo de mobilidade urbana. Estamos estudando alternativas para realizar essa transição da melhor forma possível”, afirmou o secretário André Pedroso.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santo Ângelo


Compartilhe essa notícia: