CULTURA
20/11/2025 às 14:56 por Redação


3ª Mostra de Cinema das Missões inicia hoje em São Miguel das Missões

3ª Mostra de Cinema das Missões inicia hoje em São Miguel das Missões
Foto: Mostra de Cinema das Missões/Divulgação

A terceira edição da Mostra de Cinema das Missões tem início hoje, quinta-feira, 20, em São Miguel das Missões.

O evento, que é gratuito e se estende até sábado, dia 22, transforma as históricas ruínas da catedral de pedra do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo — Patrimônio Mundial e Cultural da Unesco — em uma sala de exibição ao ar livre.

Serão exibidos mais de 20 filmes entre curtas e médias-metragens, provenientes de 14 países, com destaque para a produção do Brasil e, em especial, do Rio Grande do Sul. O tripé temático desta edição é multietnicidades, territorialidade e natividades.

Criada em 2023 por Darius Pippi e Manuela Fetter Nicoletti, a mostra propõe um encontro que valoriza as dimensões arquitetônicas do sítio, montando uma estrutura de cinema com 260 cadeiras personalizadas para o público.

Além das sessões noturnas nas ruínas, o evento conta com uma agenda paralela de palestras e debates no Tenondé Park Hotel, buscando expandir as discussões para além da tela de exibição.

Sessão prévia de destaque

As atividades da Mostra foram antecipadas ontem, quarta-feira, 19, com uma sessão especial na catedral, marcando o encerramento do Mercado Audiovisual Entre Fronteras (MAEV). Foi exibido o filme “Las Herederas”, do diretor paraguaio Marcelo Martinessi, que recebeu prêmios Urso de Prata em Berlim, incluindo o de Melhor Atriz para Ana Brun.

Programação noturna nas Ruínas de São Miguel

Quinta-feira, 20

A sessão de abertura combinou obras de diferentes gêneros e origens. Começou com a obra experimental suíça “One Earth, One Soil” (2024), de Nawal Jorio, Jakob Gehrmann e Tobias Drilling; seguida da comédia gaúcha “Todos os Bebês Nascem Pelados em Cachoeira do Sul” (2025).

A noite ainda apresentou a animação belga “Don’t Give Them Room to Grow” (2024), a poesia visual brasileira “O Céu não Sabe meu Nome” (2024) e o documentário norte-americano “The Paradise Next Door” (2021). O encerramento foi com o conto de cordel do nordeste “A Lenda dos Cavaleiros da Água” (2024).

Sexta-feira, 21

A curadoria destaca a produção mexicana “Flores de la Llanura” (2022), uma ode à cultura nativa.

Quatro filmes rodados no Brasil também serão exibidos: “Mãe da Manhã” (2025), “Amarela” (2024), a animação “A Menina e o Pote” (2024) e o drama “Arame Farpado” (2025).

Sábado, 22

O último dia começa com o conto de pescador espanhol “Uno” (2017) e a cômica animação portuguesa “Percebes” (2024).

A sessão viaja ao Oriente Médio com o iraquiano “My Mother’s Hands” (2022) e retorna ao Brasil com a história de resgate de memórias “FrutaFizz” (2025).

A terceira edição da mostra será encerrada com a narrativa suíça “Assigned” (2024).

Exibições paralelas e ingressos

Durante os três dias, o evento também oferece uma sessão contínua de filmes brasileiros e uruguaios na Sala Sacristia, dentro do sítio arqueológico, nos horários de visitação (das 9h às 12h e das 13h30 às 18h).

Os ingressos para todas as sessões são gratuitos. No entanto, as entradas antecipadas para as sessões na catedral estão esgotadas. Haverá lugares limitados disponíveis por ordem de chegada nos dias do evento, sendo necessário que o público leve a própria cadeira.

Para as sessões no Tenondé Park Hotel, não é necessário retirar ingressos antecipadamente.


Compartilhe essa notícia: