CIDADE
23/06/2026 às 14:01 por Patrick Siede


Degusta Missões quer consolidar Santo Ângelo como destino gastronômico

Degusta Missões quer consolidar Santo Ângelo como destino gastronômico
Foto: Mateus Berlatto/Divulgação Sedac

O Degusta Missões está com inscrições abertas para bares, restaurantes e empreendimentos gastronômicos de Santo Ângelo interessados em participar da próxima edição do evento. A proposta é fortalecer a gastronomia como produto turístico, ampliar a competitividade dos negócios locais e consolidar o festival no calendário anual do município.

Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Vinícius Makvitz, os interessados podem procurar a Secretaria ou acessar o link disponível no site e nas redes sociais da Prefeitura. Para participar, os empreendimentos precisam estar regularizados, com CNPJ ativo e adequados aos critérios previstos na plataforma elaborada em parceria com o Sebrae.

A nova edição terá categorias como bolinho de boteco, prato preparado e drink. Após o encerramento das inscrições, será realizada uma reunião com os participantes para definir as próximas etapas do trabalho. A preparação deve contar novamente com apoio do Senac, especialmente na escolha dos ingredientes, qualificação das receitas e orientação técnica às empresas.

Segundo Makvitz, a próxima fase terá foco maior na gastronomia e na profissionalização dos empreendedores. Na edição anterior, além da capacitação, os empresários tiveram retorno positivo de público e lucratividade, fator considerado essencial para dar continuidade ao projeto.

O Degusta Missões também será integrado ao Canto Missioneiro, formando um produto turístico capaz de atrair visitantes para Santo Ângelo em março. A intenção é oferecer ao turista uma experiência que reúna gastronomia, música, história missioneira e a Catedral Angelopolitana como cenário.

Além dos estabelecimentos gastronômicos, o projeto prevê ações de qualificação com artesãos, transporte por aplicativo, transporte coletivo e roteiros turísticos, como o agroturismo da Buriti. A proposta é fortalecer toda a cadeia de atendimento ao visitante e ampliar o impacto econômico do turismo em Santo Ângelo e nas Missões.

Redação do Grupo Sepé 


Compartilhe essa notícia: