
Ação da FGTAS/Sine reuniu mais de 200 participantes no 1º Batalhão de Comunicações e apresentou orientações sobre empregabilidade, qualificação profissional e acesso às políticas públicas de trabalho.
A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), por meio da Rede Sine, promoveu nos dias 25 e 26 de junho mais uma edição do Projeto Verde-Oliva no 1º Batalhão de Comunicações (1º B Com), em Santo Ângelo. A iniciativa reuniu mais de 200 militares do batalhão e do Depósito de Subsistência de Santo Ângelo, com o objetivo de preparar os participantes para a transição do serviço militar ao mercado de trabalho civil.
Durante a programação, os militares receberam orientações sobre elaboração de currículo, estratégias de empregabilidade, qualificação profissional, utilização da Carteira de Trabalho Digital e os serviços disponibilizados pela Rede FGTAS/Sine. A atividade foi conduzida pela coordenadora regional da Fundação, Etiane Souza.
O Projeto Verde-Oliva integra o conjunto de ações desenvolvidas pela FGTAS voltadas à promoção do emprego, do trabalho e da geração de renda para diferentes públicos. Entre essas iniciativas, contempla os militares licenciados do serviço militar obrigatório, oferecendo suporte para que tenham acesso às políticas públicas de intermediação de mão de obra, qualificação profissional e encaminhamento ao mercado de trabalho.
Desenvolvida em parceria com o Comando Militar do Sul, a iniciativa busca aproximar os reservistas das oportunidades existentes no mercado, valorizando competências adquiridas durante a vida militar, como disciplina, responsabilidade, comprometimento, organização e trabalho em equipe. Essas habilidades são consideradas diferenciais importantes para a inserção em diferentes segmentos profissionais.
Além de orientar os participantes sobre os serviços oferecidos pela Rede Sine, o projeto também busca facilitar o acesso às ferramentas e programas públicos voltados à empregabilidade, contribuindo para que a transição da carreira militar para a vida civil ocorra de forma mais planejada e com maiores perspectivas de inserção profissional.
As ações do Projeto Verde-Oliva são realizadas em diversas regiões do Rio Grande do Sul e fazem parte da estratégia institucional da FGTAS de ampliar o alcance das políticas públicas de trabalho, emprego e renda, respeitando as características e necessidades de diferentes públicos atendidos pela instituição.
Ao final da atividade, a FGTAS/Sine destacou a parceria com o Exército Brasileiro e agradeceu o apoio do comandante do 1º Batalhão de Comunicações, coronel Fideleis, do adjunto de comando, subtenente Tessele, e do comando do Depósito de Subsistência de Santo Ângelo, que contribuíram para a realização da programação.
Segundo a Fundação, a cooperação entre as instituições reforça o compromisso conjunto com a qualificação profissional, a ampliação das oportunidades de emprego e o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento social e econômico do Estado, promovendo melhores condições para que os militares licenciados iniciem uma nova etapa de suas trajetórias profissionais.
Redação do Grupo Sepé com informações de 1º BCOM Santo Ângelo